História


A fundação da Misericórdia de Sousel data seguramente do século XVI, ainda que o desaparecimento de documentação antiga, impossibilite o apuramento exacto da data da sua origem. O mais antigo dos assentos data de 29 de Agosto de 1567, e concerne à integração da "Confraria do Santo Corpo de Deus" na Irmandade da Misericórdia.
Desde os seus alvores, afirmou a Misericórdia forte vitalidade, tomando a seu cargo a assistência religiosa e humanitária do povoado. Em 15 de Agosto de 1952, lançou-se a primeira pedra daquele que, em 1957, teria o nome de "Hospital Novo". No ano de 1979, surge a primeira valência da Misericórdia a "Creche, Jardim de Infância" com capacidade para 75 crianças.

Na década seguinte o Hospital Velho foi recuperado e nele foi instalado no ano de 1982 o "Centro de Dia"; durante o ano de 1986 o "Lar de 3ª Idade"; em 1991 o "Apoio Domiciliário"; em 2000 o "Apoio Domiciliário Integrado"; em 2003 foi inaugurado a extensão do Lar de 3ª Idade, e em 2011 foi inaugurado a Residência Sénior.

O património da Misericórdia, não sendo dos mais ricos entre os seus pares, é contudo digno de apreço e susceptível de merecer a atenção. Anexo ao Hospital Velho, tem a Misericórdia o seu ex-líbris: a Capela. Edifício de interesse histórico pelos seus painéis de azulejos e talha do século XVIII, do púlpito de mármore rosado de Estremoz, apresenta ainda a tribuna dos mesários, com valiosos gradeamentos de ferro forjado do século XVII. Sofreu restauros em 1905, mais tarde em 1987, 1989, reabrindo ao culto em Abril deste último ano.


Capela da Misericórdia